Loader
Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança - Global Packing
1710
post-template-default,single,single-post,postid-1710,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-1413
 

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança

Apesar da mídia fomentar bastante a rivalidade Brasil-Argentina temos certeza de que a “rixa” fica somente no âmbito do futebol. Para não criar “caso”, em rodas entre amigos das duas nacionalidades, não vale discussão de quem é melhor, se Maradona ou Pelé, cada um vai defender o seu ídolo e sua bandeira e isso é o natural.

Para dar início a prática da boa vizinha, integração e promover nas instituições de ensino de ambos os países atividades orientadas a difundir reciprocamente a cultura e história dos países irmãos, foi instituída a data do dia 30 de novembro para celebrar o Dia da Amizade Argentino-Brasileira.

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança
Dia da Amizade Argentino-Brasileira

Além disso, o governo brasileiro instituiu o espanhol como o segundo idioma a ser ensinado nas escolas públicas e o governo argentino também incluiu a língua portuguesa como segundo idioma em suas instituições educacionais.

A celebração foi acordada pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de março de 2004 na Ata de Copacabana, que ambos assinaram no Rio de Janeiro.

A data foi escolhida em comemoração ao encontro realizado neste dia, em 1985, entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, na cidade brasileira de Foz de Iguaçu. O histórico encontro de Foz não teria sido possível com a permanência dos militares no poder e marcou o início da redemocratização dos dois países.

O acontecimento ficou marcado como ponta pé inicial de uma aproximação que daria origem ao processo de integração regional, o qual levaria à criação do Mercosul, distanciando-se da atitude de muitas décadas, em que se mantinham tropas espalhadas ao longo da fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, para se defender no caso de um conflito.

Circulação de brasileiros na Argentina

Por conta da pandemia do novo coronavírus as fronteiras possuem requisitos para a entrada no país, de turistas e residentes.

Aqui, um resumo dos requisitos para a entrada no país, elencadas pelo Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires.

– Entrada de turistas:

Está autorizado o ingresso de pessoas que sejam residentes no Brasil ou em outros países que façam fronteira com a Argentina, e que ali tenham permanecido nos 14 dias anteriores à data da viagem. Estão habilitadas para o ingresso apenas as entradas informadas neste link.

Os seguintes requisitos devem ser cumpridos para ingressar na Argentina:

  1. Apresentação de comprovante de esquema de vacinação completo, com a última aplicação há 14 dias ou mais;
  2. PCR negativo realizado nas 72h prévias ao horário do embarque;
  3. PCR realizado entre 5 a 7 dias da estada no país, caso o turista permaneça durante esse período;
  4. Seguro saúde com cobertura para COVID-19. A cobertura deve ser explicitamente mencionada em documento emitido pela seguradora; e
  5. Completar a Completar a “Declaración Jurada Electrónica para el Ingreso al Territorio Nacional” 48h antes do embarque

Menores que não possuam esquema de vacinação completo podem entrar no país acompanhados de adultos, mas devem cumprir período de quarentena.

– Entrada de pessoas residentes na Argentina:

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: Vamos celebrar a boa vizinhança

Pessoas que possuam residência válida na Argentina poderão ingressar no país desde que cumpridos os seguintes requisitos:

  1. Apresentar documento de residência na Argentina e documento de identificação de sua nacionalidade;
  2. Completar a “Declaración Jurada Electrónica para el Ingreso al Territorio Nacional” 48h antes do embarque;
  3. Apresentar, no momento do embarque, resultado negativo do exame PCR para a detecção de COVID-19 realizado em até 72 horas antes do embarque;
  4. Apresentar seguro de viagem que inclua cobertura médica válida na Argentina e que indique, claramente, cobertura em caso de confirmação de COVID-19, bem como internação e isolamento durante a totalidade da estadia;
  5. Apresentação de comprovante de vacinação completo, com a última dose aplicada há 14 dias ou mais do ingresso no país. Caso não seja apresentado esquema de vacinação completo, a pessoa deverá cumprir quarentena na chegada no país. As autoridades provinciais e de CABA podem determinar locais específicos para o cumprimento da quarentena. A estada nesses locais correrá por conta dos passageiros; e
  6. Realização de novo teste PCR para a detecção de COVID-19 após os 5 a 7 dias da permanência no país.

Recomendações gerais

Nas viagens para a Argentina, assim como em qualquer viagem internacional, os viajantes devem ter em conta precauções básicas, tais como:

– contratar seguro internacional (saúde, vida) por todo o período da viagem;

– contar com cópia de documento de identidade em local acessível (pode ser em e-mail ou outro formato digital);

– dispor de informações claras sobre o local da hospedagem e comprovação de meios de subsistência durante o período da viagem, pois essas informações podem ser solicitadas pelo agente migratório no momento do ingresso no país visitado;

– informar parentes e amigos no Brasil sobre seu paradeiro e deslocamentos imprevistos.

Morar na Argentina

Para quem deseja se mudar para Argentina, residir de forma temporária ou permanente, informe-se sobre o Acordo Bilateral de Residência Permanente, o Acordo de Residência Mercosul, ou outros tipos de visto (trabalho, estudo, etc.) junto a representação consular argentina no Brasil ou se preferir entre em contato conosco para saber informações e toda documentação necessária.

A Global Packing é especializada em mudanças internacionais para qualquer parte do mundo. Além do transporte marítimo ou aéreo, a Global oferece mudanças rodoviárias da Argentina para o Brasil e vice versa. Modalidade que, entre outras vantagens, elimina a espera de liberações demoradas tanto nos portos brasileiros como argentinos.

 Vamos atravessar a fronteira juntos!

No Comments

Comente

Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! tudo bem?!
Como posso te ajudar?