28 out Mudanças Internacionais: Países que já abriram as fronteiras para brasileiros
Aos poucos a vida no mundo vai voltando ao “normal”. Após todo este tempo de luta contra a pandemia da Covid-19, que ainda não acabou, diversos países iniciam a retomada dos seus movimentos, abrindo fronteiras para turistas estrangeiros.
Se você está planejando uma viagem ou até mesmo uma mudança internacional, saiba quais são os países que já estão liberando a entrada de brasileiros e quais são os requisitos para acesso a estes locais.
Fronteiras da América
Argentina
A Argentina já abriu fronteiras para turistas de países vizinhos a partir de 1 de outubro. Para estrangeiros dos demais países, a liberação ocorrerá a partir de novembro de 2021.
Os turistas deverão ter concluído o programa de imunização, ou seja, estar com o esquema de vacinação completo há pelo menos 14 dias, fazer o teste PCR antes da viagem, um teste de antígenos na chegada à Argentina e outro PCR entre 5 e 7 dias depois.
Quem ainda não estiver com a vacinação completa, incluindo menores de 17 anos, poderá embarcar, no entanto deverá cumprir quarentena após o desembarque.
Estados Unidos
A partir de novembro de 2021, o governo americano vai diminuir as restrições à viagens para estrangeiros, incluindo brasileiros. Como exigência, será obrigatória a apresentação de passaporte de vacinação com as duas doses já aplicadas além de apresentar teste negativo para a Covid-19 realizado pelo menos três dias antes do embarque.
Além de Argentina e EUA, outros países das Américas que aceitam brasileiros são: Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana
Fronteiras da Europa
Alemanha
A fronteira alemã liberou a entrada de estrangeiros no país sem a necessidade de realizarem quarentena. A única exigência do governo alemão é de que seja apresentado um teste negativo que tenha sido realizado 72 horas antes da viagem.
Para entrar na Alemanha os brasileiros comprovarão a vacinação apresentando, às autoridades do controle de fronteira ou Polícia Federal, o Certificado Covid Digital UE ou um comprovante de vacinação (como o ConecteSUS) digital ou em papel nos idiomas alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol.
Vale salientar que poderão entrar no país somente pessoas que estiverem vacinadas com imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, equivalente à Anvisa).
Assim, pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen (dose única) estão permitidos. Já quem recebeu a CoronaVac não pode entrar.
Portugal
Para entrar em Portugal não é mais necessária a realização de quarentena para quem chega do Brasil. É preciso apenas apresentar comprovante de realização de teste laboratorial molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígeno com resultado negativo, feito nas 72 ou 48 horas antes do embarque.
Outros países abertos na Europa são: Albânia, Armênia, Bélgica, Croácia, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Suíça e Ucrânia.
Todos os países exigem um certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada e teste RT-PCR até 72h antes da chegada. Para os não vacinados, a maioria dos países ainda exigem que seja cumprida uma quarentena de 10 a 15 dias.
Fronteiras Asiáticas, do Oriente Médio e da África
A maioria dos países da Ásia, Oriente Médio e África ainda estão avaliando e definindo suas regras de reabertura, mas a solicitação de teste PCR negativo e esquema vacinal completo se mantém.
Os países com as fronteiras abertas para estrangeiros são: Catar, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Maldivas, África do Sul, Egito, Etiópia, Marrocos, Namíbia, Quênia,
Tanzânia, Tunísia, Zâmbia e Zimbábue.
Sobre Vacinas
Alguns países ainda não aprovaram a CoronaVac, vacina do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Isso acontece porque o imunizante ainda não foi liberado pela Agência Europeia de Medicamentos, mas alguns países já abrem exceção.
Entre eles estão Holanda e Espanha. É permitida a entrada de pessoas completamente imunizadas com as duas doses da vacina. Por outro lado, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos ainda não definiram protocolos sobre o tema.
Instabilidade
Estas informações podem ser alteradas a qualquer momento, uma vez que, diversos países enfrentam novas ondas de casos da doença e precisam adotar novas medidas de contenção da disseminação do vírus.
As informações publicadas nesta matéria foram compiladas no dia 26.10.2021.
No Comments