13 jul Por quê os fretes marítimos estão ficando tão caros?
O setor de logística está atravessando um período bastante conturbado, e isso têm afetado diversos segmentos e das mais diversas áreas de atuação.
Compilamos algumas informações para te explicar de forma rápida e simplificada a origem desta crise e como ela tem causado a elevação dos custos de frete, afetando diretamente a indústria de mudanças internacionais.
No início de 2020, com a expansão do vírus da Covid-19, o governo Chinês adotou o fechamento de fábricas como um esforço para conter o que até então, pensava-se tratar de uma crise local.
O agravamento da crise e o crescente número de lockdowns, começaram a modificar os padrões de consumo das pessoas, reduzindo temporariamente as demandas de importação.
A reação das companhias marítimas para esta mudança repentina de comportamento, foi reduzir a frota e também a disponibilidade de espaço em alguns de seus navios.
Porém, no segundo semestre de 2020, as fábricas chinesas não só reabriram, como também passaram a operar em escala muito maior para atender à enorme demanda gerada pela Pandemia.
Os consumidores que antes mantinham uma rotina de sair para comer, viajar, participar de eventos públicos e outras atividades ao ar livre, estavam agora confinados em suas casas, e passaram a investir os seus gastos em equipamentos de ginástica, jogos de vídeo game, e uma série de outros bens de consumo, dos quais a grande maioria são importados da Ásia, mais especificamente da China.
Ao contrário de crises econômicas passadas, que aconteceram ao longo de anos, esta última gerou um clima de instabilidade generalizada na indústria de logística em apenas alguns meses, criando reações inesperadas e sem precedentes, afetando cada parte da infraestrutura de transporte.
As companhias marítimas simplesmente não conseguiram se adaptar a tantas oscilações em tão pouco tempo, criando um cenário de desabastecimento de contêineres além de consecutivos aumentos no custo dos fretes.
Importadores que habitualmente pagavam US$ 2.500,00 por um contêiner, passaram a não encontravam fretes por menos de US$ 7.000,00
E mesmo com esses preços, era necessário aguardar em uma fila por até 9 dias para poder reservar espaço em um navio.
Por sua vez, os portos começaram a experimentar problemas de congestionamento de navios, devido à falta de mão de obra para carregar e descarregar as embarcações, contribuindo para este cenário caótico que perdura até hoje, e sem perspectiva de melhora até o final de 2021.
Criou-se então um ciclo, onde a falta de mão de obra afeta a partida e a chegada de navios, que por sua vez causam o desabastecimento de contêineres em todo mundo, elevando o drasticamente o preço dos fretes para os poucos contêineres e navios disponíveis.
Paralelamente a tudo isto, existe ainda outro fator que vem contribuindo para a crise.
De acordo com o Digital Commerce 360, os consumidores norte americanos gastaram cerca de 861 bilhões de Dólares apenas em compras online em 2020, 44% a mais que o ano anterior.
Essas embalagens individuais utilizam de duas a três vezes mais material de embalagem e de proteção que as embalagens enviadas diretamente para os grandes varejistas, consumindo muito mais caixas de papelão, materiais de embalagem e madeira.
Consequentemente, os fornecedores de materiais de embalagem alertaram para uma alta de até 30% nos preços de seus produtos, criando uma caçada e rápido esgotamento desses materiais no mercado.
A previsão dos especialistas era que esta crise durasse até o ano novo chinês, em Fevereiro de 2021, o que notadamente não aconteceu.
Agora, enquanto as empresas de mudanças estão na época de maior demanda por seus serviços, a indústria de transporte se prepara para as vendas de final de ano, o que pode agravar ainda mais a situação.
A Global Packing reafirma seu compromisso em proporcionar sempre a melhor experiência para nossos clientes, e estamos atentos aos desdobramentos desta crise para prestar informações fidedignas e atualizadas sobre este tema.
Caso tenha qualquer dúvida a este respeito, entre em contato com um de nossos especialistas.
Teremos grande satisfação em lhe auxiliar.
No Comments