19 fev O que fazer no Carnaval do Rio de Janeiro?
O Carnaval brasileiro é mundialmente reconhecido como um dos melhores e mais bonitos festivais do mundo e o Carnaval carioca é responsável por boa parte dessa fama. Não é à toa que o Rio é um dos principais destinos dessa época tanto no Brasil como no mundo. Mas, afinal, o que há de tão bom nesse tão famoso Carnaval?
O Rio de Janeiro se prepara durante o ano inteiro para essa grande festa e toda a cidade vibra nesse período. O que não falta é atividade para aqueles que desejam curtir o Carnaval na Cidade Maravilhosa e, para exemplificar uma delas, vamos começar com o maior símbolo do Carnaval carioca:
Desfiles na Marquês de Sapucaí
Projetado pelo importante arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e inaugurado em 1984, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí é palco anualmente dos desfiles das escolas de samba do Rio. É um grande festival que ocorre nas noites da sexta até a terça-feira de Carnaval, no qual as maiores escolas competem entre si com as mais belas fantasias e carros alegóricos, todos seguindo um tema muito bem trabalhado por cada escola.
A grande festa popular envolve centenas e milhares de pessoas, tanto desfilando quanto assistindo o belíssimo espetáculo que ocorre na zona central da cidade. É uma das experiências mais conhecidas e também mais inesquecíveis do Carnaval carioca, por isso é inadmissível vir ao Carnaval carioca e não assistir a essa obra de arte viva!
Blocos de rua
Outra grande atração do Carnaval são os bloquinhos de rua. Neles a festa popular é ainda mais popular e toma quase todas as ruas da cidade com folia, música, fantasias e diversão. Desde os bairros mais co
nhecidos e turísticos aos mais suburbanos, toda a cidade se une em festa!
Nos blocos de rua, tanto cariocas como turistas brasileiros e estrangeiros seguem os trios elétricos ao som de marchinhas tradicionais e outros ritmos musicais diversos. O mais comum é que estejam todos à caráter, dando origem a criativas fantasias de cunho cômico e muitas vezes político, que frequentemente concorrem pelos blocos em competições de melhor fantasia.
Os mais conhecidos e, consequentemente, os mais lotados blocos, se encontram na zona sul e na zona central do Rio de Janeiro. Dentre eles, estão o Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Amigos da Onça, Sargento Pimenta, Monobloco e muitos e muitos outros!
Cada bloco tem seu clima particular e seu estilo próprio, sendo alguns mais tradicionais, outros mais contemporâneos, transformando hits atuais em grandes hits carnavalescos, ou mesmo alguns que transformam os clássicos dos Beatles em arranjos de samba e maracatu – como o Sargento Pimenta. Há blocos mais voltados às famílias, outros, mais jovens; alguns contam com grandes artistas, como Anitta, Claudia Leitte, Alok e outros artistas brasileiros, já outros prezam por bandas pequenas formadas pelos próprios foliões.
O que não falta é opção!
E o melhor de tudo é: tudo isso absolutamente gratuito! Diferentemente dos desfiles no Sambódromo, em que se pagam ingressos para assistir, nos blocos de rua, o palco é a própria rua e é só chegar para aproveitar.
No entanto, apesar da grande folia que são os blocos, é importante sempre permanecer atento e cauteloso. Por isso, a fim curtir sem problemas os blocos de rua, deixe sempre seu celular em casa e use um mais antigo, não saia com dinheiro desnecessário e cartões de crédito, use sempre pochetes ou bolsas presas ao peito que diminuam as chances de furto e, sobretudo, beba bastante água. Os blocos muitas vezes chegam a contar com milhares de pessoas e o calor de fevereiro é escaldante. Além disso, o clima de bloco é um clima de bebida, por isso é mais que necessário se hidratar abundantemente!
Por fim, os blocos são uma das maiores expressões do Carnaval no Brasil e ocorrem por bastante tempo. Assim, caso você tenha chegado muito em cima ou muito antes do feriado de Carnaval, fique tranquilo, pois estes costumam ocorrer desde o início de janeiro até meados de março, garantindo bastante tempo pra aproveitar a verdadeira festa nas ruas.
Paquetá
Uma grande opção para aqueles que gostariam de viver um bloco de Carnaval bem tradicional e brindado por uma vista esplêndida são os blocos da Ilha de Paquetá.
Localizada no interior da Baía de Guanabara, Paquetá é uma linda ilhazinha que super vale a visita, independente do período do ano. Com uma linda paisagem ao seu redor e quase que presa no tempo, a ilha de Paquetá é cheia de construções de época e é marcada por uma forte presença da natureza, que fez do lugar desde sempre uma fonte de inspiração para poetas, escritores e românticos.
Apesar do relativo isolamento, a ilha não fica de fora do grande agito que se faz no Carnaval carioca. Assim, bloquinhos como “Quem não guenta bebe água” e o “Bloco dos Primos” são ótimas alternativas para aqueles que desejam conhecer mais a fundo a cidade do Rio e, mais que isso, imergir na cultura popular mais tradicional que se faz presente por lá.
Fugindo da bagunça
Por fim, se você deseja aproveitar o Rio no Carnaval e não o Carnaval no Rio, uma maneira de fugir da multidão é dirigir seu roteiro para uma região mais afastada mas tão – ou ainda mais – paradisíaca quanto as demais partes do Rio.
O Grumari, a Prainha, Pedra de Guaratiba e a Praia do Secreto são opções lindas e que não chamam tanta atenção no período do Carnaval, tornando-as alternativas para aqueles que querem sossego, contato com a natureza e aproveitar todas as paisagens e possibilidades que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer.
A Global Packing deseja um bom Carnaval a todos e, no caso de se apaixonar pela Cidade Maravilhosa, conte conosco para a sua mudança!
No Comments