Loader
O que fazer no Carnaval do Rio de Janeiro? - Global Packing
O Rio de Janeiro se prepara durante o ano inteiro para essa grande festa e toda a cidade vibra nesse período. O que não falta é atividade para aqueles que...
1190
post-template-default,single,single-post,postid-1190,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-1413
 

O que fazer no Carnaval do Rio de Janeiro?

O Carnaval brasileiro é mundialmente reconhecido como um dos melhores e mais bonitos festivais do mundo e o Carnaval carioca é responsável por boa parte dessa fama. Não é à toa que o Rio é um dos principais destinos dessa época tanto no Brasil como no mundo. Mas, afinal, o que há de tão bom nesse tão famoso Carnaval?

O Rio de Janeiro se prepara durante o ano inteiro para essa grande festa e toda a cidade vibra nesse período. O que não falta é atividade para aqueles que desejam curtir o Carnaval na Cidade Maravilhosa e, para exemplificar uma delas, vamos começar com o maior símbolo do Carnaval carioca:

Desfiles na Marquês de Sapucaí

Projetado pelo importante arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e inaugurado em 1984, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí é palco anualmente dos desfiles das escolas de samba do Rio. É um grande festival que ocorre nas noites da sexta até a terça-feira de Carnaval, no qual as maiores escolas competem entre si com as mais belas fantasias e carros alegóricos, todos seguindo um tema muito bem trabalhado por cada escola.

                                       

A grande festa popular envolve centenas e milhares de pessoas, tanto desfilando quanto assistindo o belíssimo espetáculo que ocorre na zona central da cidade. É uma das experiências mais conhecidas e também mais inesquecíveis do Carnaval carioca, por isso é inadmissível vir ao Carnaval carioca e não assistir a essa obra de arte viva!

 

Blocos de rua

Outra grande atração do Carnaval são os bloquinhos de rua. Neles a festa popular é ainda mais popular e toma quase todas as ruas da cidade com folia, música, fantasias e diversão. Desde os bairros mais co

nhecidos e turísticos aos mais suburbanos, toda a cidade se une em festa!

Nos blocos de rua, tanto cariocas como turistas brasileiros e estrangeiros seguem os trios elétricos ao som de marchinhas tradicionais e outros ritmos musicais diversos. O mais comum é que estejam todos à caráter, dando origem a criativas fantasias de cunho cômico e muitas vezes político, que frequentemente concorrem pelos blocos em competições de melhor fantasia.

Os mais conhecidos e, consequentemente, os mais lotados blocos, se encontram na zona sul e na zona central do Rio de Janeiro. Dentre eles, estão o Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Amigos da Onça, Sargento Pimenta, Monobloco e muitos e muitos outros!

Cada bloco tem seu clima particular e seu estilo próprio, sendo alguns mais tradicionais, outros mais contemporâneos, transformando hits atuais em grandes hits carnavalescos, ou mesmo alguns que transformam os clássicos dos Beatles em arranjos de samba e maracatu – como o Sargento Pimenta. Há blocos mais voltados às famílias, outros, mais jovens; alguns contam com grandes artistas, como Anitta, Claudia Leitte, Alok e outros artistas brasileiros, já outros prezam por bandas pequenas formadas pelos próprios foliões.

O que não falta é opção!

                                                

E o melhor de tudo é: tudo isso absolutamente gratuito! Diferentemente dos desfiles no Sambódromo, em que se pagam ingressos para assistir, nos blocos de rua, o palco é a própria rua e é só chegar para aproveitar.

No entanto, apesar da grande folia que são os blocos, é importante sempre permanecer atento e cauteloso. Por isso, a fim curtir sem problemas os blocos de rua, deixe sempre seu celular em casa e use um mais antigo, não saia com dinheiro desnecessário e cartões de crédito, use sempre pochetes ou bolsas presas ao peito que diminuam as chances de furto e, sobretudo, beba bastante água. Os blocos muitas vezes chegam a contar com milhares de pessoas e o calor de fevereiro é escaldante. Além disso, o clima de bloco é um clima de bebida, por isso é mais que necessário se hidratar abundantemente!

Por fim, os blocos são uma das maiores expressões do Carnaval no Brasil e ocorrem por bastante tempo. Assim, caso você tenha chegado muito em cima ou muito antes do feriado de Carnaval, fique tranquilo, pois estes costumam ocorrer desde o início de janeiro até meados de março, garantindo bastante tempo pra aproveitar a verdadeira festa nas ruas.

 

Paquetá

Uma grande opção para aqueles que gostariam de viver um bloco de Carnaval bem tradicional e brindado por uma vista esplêndida são os blocos da Ilha de Paquetá.

Localizada no interior da Baía de Guanabara, Paquetá é uma linda ilhazinha que super vale a visita, independente do período do ano. Com uma linda paisagem ao seu redor e quase que presa no tempo, a ilha de Paquetá é cheia de construções de época e é marcada por uma forte presença da natureza, que fez do lugar desde sempre uma fonte de inspiração para poetas, escritores e românticos.

Apesar do relativo isolamento, a ilha não fica de fora do grande agito que se faz no Carnaval carioca. Assim, bloquinhos como “Quem não guenta bebe água” e o “Bloco dos Primos” são ótimas alternativas para aqueles que desejam conhecer mais a fundo a cidade do Rio e, mais que isso, imergir na cultura popular mais tradicional que se faz presente por lá.

 

Fugindo da bagunça

Praia do Grumari

Por fim, se você deseja aproveitar o Rio no Carnaval e não o Carnaval no Rio, uma maneira de fugir da multidão é dirigir seu roteiro para uma região mais afastada mas tão – ou ainda mais – paradisíaca quanto as demais partes do Rio.

O Grumari, a Prainha, Pedra de Guaratiba e a Praia do Secreto são opções lindas e que não chamam tanta atenção no período do Carnaval, tornando-as alternativas para aqueles que querem sossego, contato com a natureza e aproveitar todas as paisagens e possibilidades que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer.

 

A Global Packing deseja um bom Carnaval a todos e, no caso de se apaixonar pela Cidade Maravilhosa, conte conosco para a sua mudança!

No Comments

Comente

Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! tudo bem?!
Como posso te ajudar?